Dominion

Designer: Donald X. Vaccarino
2008
Rio Grande Games

Artista: Several

2 – 4 jog.

30 – 45 min.

Link para BGG
Regras Oficiais

—————————————–

O que está dentro da caixa.

Exemplos do artwork
 

Temática: Construir um reino. Como monarca tentas ganhar o máximo de terras para o teu reino.

Jogo: Este foi o jogo que iniciou a mecânica de construção de baralhos, todos os jogadores começam com um conjunto de cartas iguais e a partir daí vão optimizando o baralho enquanto jogam através das cartas comuns disponíveis.
Os turnos são bastante simples sendo que em cada turno podes jogar uma carta de acção, comprar uma carta e no fim tiras outras 5 cartas do teu baralho. O jogo ganha interesse porque existem vários conjuntos de cartas iguais mas apenas se joga com 10 desses conjuntos, o que torna todos os jogos diferentes e com novos desafios para se tentar descobrir qual a melhor combinação possível utilizando as cartas disponíveis. O objectivo é ter mais pontos – que são dados através das cartas de Vitória – no final do jogo, as quais te fazem ganhar no final mas durante o jogo não fazem nada se não chatear.

Evolução no jogo. Mão de cartas no principio e no final do jogo.

—————————————

O que gosto:

– É um jogo onde todos os jogadores começam iguais e todos têm as mesmas oportunidades.
– A mecânica é muito simples mas deixa espaço para haver cartas bastante originais.
–  Sensação de estar a construir algo e evoluir.
– Modo como os ataques estão resolvidos, atacando todos os adversários por igual.
– Funciona bem tanto com jogadores menos experientes como com jogadores mais experientes.

O que não gosto:

– Setup inicial demorado. (agrava-se jogando com expansões)
– Várias vezes a estratégia vencedora é apenas comprar tesouros e nem são precisas acções no baralho.
– O jogador que começa o jogo tem claramente vantagem, já que grande parte das vezes vai jogar um turno a mais o que pode ser decisivo.
– Assistir a longos turnos dos outros jogadores onde estes compram cartas jogam acção, compram cartas, jogam acção…
– Que muitos jogadores veteranos queiram ser hipsters e dizer mal do jogo apenas por se ter tornado mainstream.
( – Outros criticam a falta de interactividade, eu concordo que é pouca mas a mim não me incomoda assim tanto. Mas ficam avisados.)

Nota: Para mim não é muito fácil avaliar este jogo apenas como a base já que jogo sempre com expansões misturadas e tenho de me recordar de como era no início. Vários dos pontos negativos do jogo são corrigidos jogando com expansões.

————————————————————————————————————————————————————

Componentes: 6
É um conjunto de 500 cartas de boa qualidade, só o formato das cartas podia não é exactamente o habitual (vá-se saber porquê) e a arte também podia ser melhor. O livro de regras é muito bem escrito e com explicação detalhada de todas as cartas.
Complexidade: 4
Sistema bastante simples, e a complexidade vêm do modo como as cartas interagem entre si.
Estratégia: 8
A estratégia é fundamental neste jogo. Jogadores experientes ao ver o set inicial decidem logo a direcção a seguir e o que irão fazer durante vários turnos. Sendo ao mesmo tempo um ponto negativo já que exige grande compromisso com a estratégia programada não deixando muito espaço para mudar o rumo das coisas caso esteja a correr mal.
Táctica: 4
A grande parte das vezes o jogo chegará ao nosso turno como esperávamos e fazemos o que já estava planeado. Há ainda assim situações onde temos de responder a acções dos adversário. – Comprar cartas de defesa quando o adversário compra ataques, comprar o Thief se o adversário está a comprar muitos tesouros… –
Interactividade: 4
Apenas com as cartas de ataque conseguimos interagir directamente com algum jogador, tirando isso podemos sempre ganhar uma corrida pelas últimas cartas disponíveis de um monte. É verdade que com alguns setup’s de cartas o jogo poderá parecer quase um solitário multiplayer.
Sorte: 3
O principal e pior elemento de sorte é mesmo o facto de começar o jogo em primeiro lugar já que dá grande vantagem. Tirando isso tem a sorte esperada em qualquer jogo de cartas. Mas geralmente o jogador que construiu o melhor baralho irá ganhar.
Vale o tempo: 9
Com jogadores experientes o jogo é muito rápido e bastante  gratificante. Só o tempo do setup é que é uma seca.
Rejogabilidade: 8 (10 com expansões)
O facto de termos várias cartas e jogarmos em cada jogo com apenas 10 cartas possibilita um imenso número de combinações possíveis tornando cada jogo diferente e com novas oportunidades de combos. É o jogo que joguei mais vezes. Apenas jogando com esta caixa a rejogabilidade acaba a certo ponto e deixa de ser preciso improvisar.
Divertido: 9
O jogo é como que um puzzle com várias soluções onde em cada jogo se tenta descobrir a melhor maneira de utilizar as cartas existentes. Além disso os jogadores sentem que estão realmente a ganhar poder e melhorar ao longo do jogo.
Gamedesign: 10
Apesar de vários pontos negativos é um 10 pela originalidade e ter iniciado um género que muito se repete agora, conseguindo ainda assim ser o melhor do género(para mim). O facto de os ataques afectarem igualmente todos os adversários em vez de ataques direccionados é mais um dos pontos fortes e devia ser seguido em muito mais jogos.
Geral: 8 (10 para o sistema Dominion)
Esta caixa é a primeira, tem as cartas mais básicas do sistema, e pouca interactividade. Além disso as cartas são muito idênticas fazendo com que o jogo se esgote. É uma boa caixa(a melhor) para iniciar neste jogo mas  o jogo tem muito mais para oferecer.

O que sinto acerca do jogo?

Deves comprar este jogo?
Sim. Consegue agradar a jogadores casuais como a jogadores mais experientes, a ex-jogadores de magic, a raparigas e rapazes… Além disso é dos jogos que existem com maior rejogabilidade o que o torne muito barato. (preço/horas de jogo)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: